domingo, 22 de setembro de 2013

Bruto ou liquido


Por: Maiara Cecília

Bom, de acordo com o jornal de quinta-feira 21-09-13 o dólar acabou oscilando assim, como as pesquisas já vinham mostrando em 2008. Ouvi dizer, que ele sofre com os ciclos de alta e baixa, se investimos nele ou não.
Por exemplo, Se o Brasil por um acaso, passa á investir numa empresa estrangeira esse capital para nós não tem mais um futuro retorno, sendo chamado por “Capital liquido” segundo, alguns especialistas que provavelmente, devem saber muito mais do que eu nessa área econômica.
Esse quadro, por eles só para tentar explicar um pouco melhor, recebe esse nome complicadinho de “Cotação”, ok.
Porém, se ele tiver retorno então, será maior o nosso numero de vendas e não mais de compra, aquele conceito básico das aulas de Geografia como você já, deve conhecer de importação e exportação.
Com a compra feita pelo nosso país, por exemplo, favorecemos a moeda estrangeira, com um melhor preço dos outros produtos do exterior como a um eletrônico, ou podemos auxiliar ainda na maior publicidade de paginas da Internet, isso também os favorece.
Já que somos para essas, “sutis empresas” vamos dizer assim, o seu público alvo ainda que, sem sabermos.
Mas, se o capital então tiver retorno, porque as nossas vendas e valorização dos produtos nacionais são tão mais difíceis?
Ou será que, nós é que não cuidamos muito bem, do nosso capital?
No caso de um sapato, por exemplo, eu sei que as outras partes e a matéria-prima vem de fora, a mão de obra também, mas, pra onde vai esse investimento todo, hein?
Não deveria ir para as pessoas que realmente fabricarão esses produtos?
Será que, elas têm as mesmas condições que nós, para tentar transformar esse quadro?
É como o caso, de um show, por exemplo, em nossa atualidade, o público paga um determinado preço para o ingresso, e ainda tem os outros gastos com hotel e tudo mais.
Mas, e a equipe técnica, a iluminação, os construtores...Será que, todo esse pessoal também é valorizado e lembrado assim, como ao cantor ou a sua banda?
Fiquei pensando sabe, também nisso porque se você vir a reparar a Desigualdade sempre está até mesmo, onde menos se espera.
E posso dizer que, mais uma vez puxa vida, que fui surpreendida.
Que coisa, hein!

Um abraço e não tenham medo de dizer a verdade, porque o mundo não é impossível, não é esse monstro tão assustador, quanto imaginamos !
E lembren-se de que, eu estarei sempre com vcs (

Nenhum comentário:

Postar um comentário