quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Glúten


Por: Maiara Cecília

E por falar, em Glúten no começo, não sabia do que realmente se tratava, até que resolvi investigar e muito espevitada, como você bem me conhece, Leitor(a) acabei descobrindo, ele é uma proteína encontrada no trigo, no malte, no centeio e em seus derivados, como pães, massas, bolachas, bebidas e demais produtos industrializados.
O glúten além, de estar presente na maioria dos alimentos é também, o maior causador da doença Celiaca que, é a intolerância á substancia.
Por sinal, vista pelas pesquisas em universidades como algo, muito comum. 
Tanto no Brasil, quanto nos E.U. A um a cada, 133 pessoas é intolerante á proteína, mas ainda não se tem uma real noção, sobre o problema.
De acordo, com os especialistas exagerar na ingestão dos alimentos que contenham o glutem pode acarretar: Má absorção dos nutrientes necessários, dor de cabeça, anemia, etc.
O jeito é buscar uma alimentação de fato, mais consciente e saudável. 
Porém, de acordo com os demais, profissionais o Glúten é apenas, considerado uma fração protéica rica em fibras e vitaminas do complexo B por isso, bani-lo por completo da alimentação seria, uma medida extrema.
O glutem pelo o que pude compreender seria uma proteína que faz o seu organismo ter vontade de ingerir mais alimentos calóricos, como hambúrguer, provavelmente refrigerante, e outros,
Mas, a boa noticia é que de 2004 para 2005 supermercados, restaurantes e hotéis estão apostando na idéia de oferecerem os produtos sem ele, o que contribuiria para uma maior perda também, de peso dos consumidores.
Sendo que, há tempos atrás esse ideal tinha apenas 2% de chance para dar certo.
Bom, é preciso ler sempre mais sobre um determinado assunto, afinal ele não acaba por aqui certo?
Fiz apenas, um levantamento para que vocês pudessem ficar bem mais informados.
Aliás, se não me engano as empresas tem que informar nas embalagens sobre o glúten e os corantes.
Puxa, realmente existe uma infinidade de detalhes que nos cercam, basta então, percebê-los até, mesmo no nosso dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário