quinta-feira, 4 de julho de 2013

Facultativa!


Por: Maiara Cecília
Oi turminha, hoje vou tentar discorrer para vocês mais um assunto um pouquinho complicado.
Bem, como vcs já puderam, ter notado mais uma coisa em que se fala tanto na mídia
É o tal do “Voto secreto”
Calma, pois sei que vc assim como eu pode estar se perguntando: O que é isso, afinal?
E aconteceu o mesmo comigo dias atrás!
Na verdade, lhe confesso que a dúvida por minha causa mesmo, já vinha se arrastando até que, finalmente pensei: Como eu que sou Brasileira posso continuar, tão desinformada com aquilo que diz respeito, ao meu país?
Percebi que, não podia mais deixar isso acontecer.
 Me senti, naquele instante de choque de realidade lhe confesso como um alguém até, relapso!
E isso, é triste... É uma coisa penso vergonhosa. Afinal, não é motivo para deixar tantas coisas ruins acontecerem, se temos os confortáveis meios de comunicação, atualmente sem mesmo, sairmos de nossas residências.
Então finalmente, resolvi investigar apesar, de não entender muito sobre política e afins.
Pode reparar, os jornais muitas vezes para nós os telespectadores começam um determinado assunto, mas, não fazem nem sequer, o favor apesar de terem um excelente papel, de nos explicar do que realmente se está falando!
Quer dizer, que se comenta sobre ele numa linguagem mais formal e não tão descontraída até porque, o ambiente exige que o faça.
Mas, não vejo o porque de não nos explicarem o que está então havendo!
Por isso, leitor (a) vou tentar lhe ajudar, porém, se tal explicação não for tão eficiente vc pode procurar mais na Internet.
O problema, é que essas páginas, acabaram também sendo confusas.
Ah, deveria (eu também, espero) haver uma mente brilhante no planta para nos ajudar, não é?
Quem sabe, um super-herói néh!  
 Bom, vamos sem firulas ao assunto, é que ás vezes, brinco para “quebrar o gelo”.
Desculpe, ok.
O voto secreto foi mais um projeto, uma proposta que teve seu auge em 1925 que visa, dar ao eleitor a total confidencialidade do seu voto.
 Ou seja, ninguém mais tem o direito de saber em que candidato ele votou, a não ser que seja de sua livre e espontânea vontade sendo assim, revelá-lo.
 Tal idéia, teve seu primeiro passo dado em Minas gerais quando o voto foi aberto em 1932  graças ao Código Eleitoral do Brasil.
Esperava-se pelo menos, naqueles anos mais turbulentos a liberdade de escolha por Vereadores tentando assim, não mais aderir à opressão, feita pelo “Voto de cabresto”.
Ou seja, a idéia de que o voto só poderia ser concretizado para os Coronéis, que conseguiam o prestigio e o poder graças á compra de votos do povo e por meio de demais atos vamos dizer, cruéis!
Fiquem tranqüilos que, vcs podem dar uma olha sobre o voto de cabresto em livros de história, pois no Ensino médio tinham alguns textos nos primeiros anos, explicando mais ás claras.
Sem probleminhas, que eu e vc sabe assim, de vez enquando encontramos quando, não nos caem bem, algumas palavras,termos.
Mas, a boa noticia é que na primeira fase do Congresso esse outro projeto está começando a ser aprovado, aos pouquinhos...Com o tempo, até porque falta ainda a Segunda fase!
E então, o que vcs acham que pode ainda acontecer, hein?
Olha, eu só espero que mesmo com os protestos e todos esses burburinhos que, continuemos de uma forma mais sensata nos expressando.
De coração, sabe eu espero que não nos tornemos talvez, uma “Nação mais facultativa”.
Calma, não se desespere, pois já lhe explico também:
Facultativa, meu amigo de muitos pots no sentido, de esperar que alguém por nós passe á exercer o poder, sem que saibamos disso!
Que alguém por nós venha a tomar certas decisões quando na verdade, somos plenamente capazes de concretizá-las.
Bem, é isso...
Espero talvez, ter lhe ajudado em sua busca por informações.

Um abraço e lembre-se que, eu continuarei por aqui se algum dia vir a precisar (=

Nenhum comentário:

Postar um comentário