terça-feira, 18 de junho de 2013

Barbie: O sonho para poucos!

Por: Maiara Cecília 
Oi turminha, eu muito espoleta estava dando uma volta, pelo grande centro de consumo, além do shopping, também no nosso lindo e controverso planeta: O Walmart!
Fui andando pelos corredores, num dia ameno de domingo e me deparo, com o corredor de bonecas.
Corredor esse como vocês bem sabem, cheio de caixas brilhantes e cor-de-rosa e quem eu encontro? Isso mesmo, a Barbie!
Símbolo amado, por milhões de meninas como eu que já tiveram ou tem, ainda a infância.  
Até ai, ok. Me surpreendi, com a idéia de os brinquedos estarem mudando cada vez, mais rápido tanto que, tinha bonecas lá que até então, eu nunca vira.
Quer dizer, no ano de 1994 a minha casa de bonecas era feita com móveis e pecinhas de madeira e que a gente comprava apenas, uma vez ou outra quando, podia.
Hoje, elas têm sapatos e vestidos mais coloridos e casas com elevador, o que mais se pode querer?
Que criança não se encantaria com isso?
Mas, eu sabia que tinha algo mais, que não estava muito bem explicado nesse sonho.
Por isso, acabei voltando de certo intrigada para casa e adivinhem, resolvi investigar!
Isso mesmo, trazer á vocês o máximo de informações que esse sonho salgado ainda, para os bolsos de nossos generosos pais e avôs, em suas caixinhas, não contam.
E pelas fontes, desde seu lançamento em 1959, mais de 1 bilhão de bonecas e acessórios foram vendidos, em mais de 140 paises em todo o mundo.
De acordo, com o fabricante o ideal é investir cada vez mais, na evolução do produto, ou seja, o estilo, embalagem e visual da boneca tem que estar em mudança constante.
 È por isso, que se você compra um certo, modelo de boneca agora, amanhã talvez, encontre outro bem diferente, do que esperava!
E a criança assim, será cada vez mais instigada á comprá-la, mesmo sem entender o porquê.
Depois de todas as peças prontas, terem seguido um molde, ou protótipo, processo esse de escolha de cabelo, rosto e mãos que leva em torno três horas, a barbie vai para a fase executiva, o tal do Marketing que inclui preços, que quando chegam aqui, não correspondem verdadeiramente ao produto.
 E assim, elas são produzidas nas fábricas da Indonésia.
Quer dizer, esse um bilhão talvez, inclua você e eu que, temos sem se dar conta,
“O poder de compra” do produto final, mas não essas outras pessoas que, trabalham nas fabricas expostas talvez, a toxinas e outras coisas horríveis.
Cenas, gritantes da Desigualdade!    
Quem desejaria, se pudesse realmente escolher estar exposto a cloro, spray, vinil que seria um tipo de plástico para ser moldado e etileno?
Isso, é o que temos, que certas pessoas até podem nos dizer.
Mas vai se saber do resto.
 Puxa, porque esperaram tanto tempo para nos informarem sobre o produto que, levamos até então para nossas casas?
Não, é uma historia muito mal contada, de se estarrecer?
De cada 52 bonecas produzidas, uma é morena e após, a segunda guerra, as bonecas de plástico começaram a ser em larga escala produzidas.
Convenhamos, se a cada segundo, alguém no mundo compra duas bonecas Barbie é sinal de que esse sonho apesar, de tudo continuará fazendo sucesso!
É o que posso então, ainda em cima do muro, ou melhor, agora mais inquieta ainda, concluir.
Quer dizer, me sinto mais tranqüila compreendendo um pouco mais às claras, uma boneca que de simples e boazinha, não tem nada!
É que antes, não entendia porque muita gente dela discordava.
 Achava, lhe confesso de inicio  que era pura besteira,porém até nas pequenas coisas podemos encontrar surpresas!
Uê, eu digo ás vezes, as coisas não por maldade, mas, porque é bom se manter informado,
descobrir mais do que algo, aparenta ser.
E realmente, leitores essa é uma tarefa que requer muita perspicácia e coragem, porque quando se resolve dar um passo e tanto é ai que percebe que, está em mais um post sozinho.
Bom, mas cada um tem sua opinião, não é mesmo?
É que eu acredito de verdade, nas pessoas de que alguém deveria fazer, algo por elas e não colocar os que amamos em risco, devido aos seus próprios interesses.
Risco quem sabe, de saúde, então não posso nem vou me calar, se algo errado ainda estiver acontecendo, por debaixo dos panos!
Não mesmo, estarei no pé deles, desses egoístas sem coração.
Isso mesmo não sabendo ainda de que jeito, eu lhes garanto!

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário